Ezequiel 37:15–20
Ez. 37:1
Há 3 momentos nesta profecia, a partir do vers. 1:
1° diante do vale de ossos secos, Ezequiel vai profetizar vida, ele vê os ossos recebendo vida
2° quando Deus vê q o exercito está de pé, mas eles n se viam como exercito (v. 11), eles n acreditavam no sonho, Deus restaura-os emocionalmente... A 1° restauração foi física, vers. 12
3° momento foi quando Deus diz ao profeta levante-se de novo e profetize (vers. 12), pegue duas varas, uma p representar Efraim e a outra Judá... Ajunte-as e elas n serão mais duas, e sim 1 em suas mãos, ato profético de unidade...
Pq uma deveria representar Efraim e a outra Judá...? (vers. 19) A tribo de Efraim encabeça uma rebelião e dividi a tribo, o reino do norte com 10 tribos, com capital em Samaria..., e a outra em Jeruzalém liderado por Judá... dividem a adoração, nunca foi propósito de Deus dividir, Deus n permitiu Ismael crescer c Isaque, os Ismaelitas são filhos de Abrão mas n são filhos da promessa, quando se dividiram se enfraqueceram, antes lutavam contra um inimigo agora lutavam uns contra os outros... o inimigo sabe q se há divisão há enfraquecimentos, Jesus ensinou que um reino dividido n subsistirá. Por isso Deus mandou q o profeta fizesse o ato profético
Mateus 12:25 Unidade para vencer!
Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto! Quando resistimos n vencemos, só podemos vencer em meio à unidade! A poder na unidade, um reino dividido ñ subsisti. No vers. 17, há duas fases... 1° deus manda o profeta agir! Ajunte duas varas a de Efraim e a de Judá. Que elas serão uma só em suas mãos. No vers. 19 há outra fase, Deus diz que ajuntará as duas varas. Ajuntar, o verbo, em hebraico que esses verbos não são os mesmos, elas possuem raízes diferentes, a ação do homem é diferente da ação de Deus.
Unidade para obedecer!
Ajuntar no vers. 17 é qarab, q possuem 3 significados... entranhas (meio), (sentimentos profundos), guerra, aproximar, Deus diz que precisamos vencer nossas guerras internas para nos aproximar. Para que as varas sejam juntadas.
Ajuntar no vers. 19 é nathan = dar, doar, entregar. Quando decidimos fazer nossa parte, Deus entra em parceria conosco, essa foi a ação de deus para juntar as duas varas. O nathan de Deus foi em Jo 3:16,(pq deus amou o mundo de tal maneira que deu!) o calvário representa a cruz, ela é formada por 2 varas, Deus realiza na cruz, um ato profético depois de 1600 anos, ele junta as duas varas e forma a cruz, o sangue de Jesus foi o selo, q selou esta unidade. Efésios 2:11-16 (portanto lembrai de vós como em outro tempo...) ñ fazíamos parte da promessa, o povo eleito era Israel, estávamos fora da promessa, no vers. 13. No vers. 17, nós estávamos longe, mas depois de Cristo nos aproximamos de Deus e o seu sangue sobre nós, fomos enxertados na oliveira verdadeira, hoje fazemos parte do povo eleito de Deus, o sangue de Jesus quebra toda inimizade e quebra toda barreira de divisão. As cinco declarações sobre o sangue:
1°) pelo sangue de Jesus somos redimidos do poder do inimigo (efésios 1:7)
2°) pelo sangue de Jesus todos os nossos pecados são perdoados (efésios 1:7)
3°) pelo sangue de Jesus sou purificado de todo pecado (1 João 1:7)
4°) pelo sangue de Jesus sou inocentado e justificado de toda acusação do inimigo (Rm 5:9)
5°) pelo sangue de Jesus somos santificados e separados para Deus (hebreus 13:12)
QUANDO APLICAMOS O SANGUE, É COMO PEGUEMOS A ISOPO/ESPUMA E ASPERGIMOS O SANGUE DE JESUS SOBRE AQUELA SITUAÇÃO OU PESSOA, AO VER O INIMIGO FICA PARALIZADO... PQ VERÁ O SANGUE.
Unidade para convencer João 17:21-23
Essa foi a ultima oração que Jesus fez publicamente, revelada ou escrita, ele ora por nós... Que sejam um como sou um contigo. Jesus condiciona a credibilidade dele a nossa unidade, quando não há unidade há o descrédito. Falta sermos um! Se não houver união não adianta pregar. Precisamos crer. Não colocar obstáculos, fazer o que o Espírito está nos convocando a fazer.